sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

- Aranhas - Elas estão em sua casa

Eis um de meus animais preferidos, as aranhas, a maioria das especies de aranha usa veneno para matar suas presas, normalmente encontramos especies com 8 olhos, mas tbm podem ter 6, 4, 2 ou até mesmo nenhum olho, em algumas cavernas vivem especies de aranhas cegas, respiram atravéz de pulmões e (ou) traquéias. Seus pelos são usados como sensores de deslocamento de ar.

Uma das especies mais encantadoras:
Nome científico: Loxosceles gaucho, L. laeta, L. intermedia
Nome comum: Aranha Marrom


Uma aranha brasileira, seu corpo mede de um a três centimetros, ela pode estar na sua casa, entre prateleiras, rachaduras nas paredes ou pilhas de tijolos ou mesmo dentro de suas roupas, sua picada não é muito dolorida mas seu fabuloso veneno causa necrose no local da picada, deve ser tratado com soro especifico e é fundamental o acompanhamento médico. Encontrada principalmente na região sul do Brasil, colocou varias cidades em estado de alerta no Paraná nos últimos anos. Embora venenosa, ela se alimenta de pequenos insetos, moscas, grilos e etc e apenas pica as pessoas quando ameaçada, por exemplo quando espremida dentro de alguma roupa.

veja a evolução de sua picada:

3 dias após a picada

6 dias após a picada

10 dias após a picada

Ficou muito feia a ferida não acham? Infelizmente não tenho informação se o dono dessa mão foi ao médico desde o começo, mas creio que não.
Espero postar novamente sobre outras espécies de aranha, acho que ficou clara minha admiração por este animal.

Até a próxima galera!

Um comentário: